Abrir um Salão de Beleza

Os negócios de beleza, sempre apresentaram grande atratividade para os empreendedores no Brasil, em especial os salões de beleza.
Há realmente uma grande demanda por produtos e serviços de beleza no Brasil. Os serviços de embelezamento são serviços utilizados com frequência, ou seja, tem recorrência e apresentam muitas oportunidades. Mas, apesar de todas as vantagens deste negócio ele é bastante competitivo, a concorrência é grande, os clientes estão cada vez mais exigentes, sendo este um negócio que exige competência, boa gestão e muita dedicação.

Os salões de beleza são estabelecimentos que fazem a prestação de serviços direta ou por meio de parceiros, os profissionais da beleza, que se utilizam de sua estrutura especializada, para atividades como corte, penteado, alisamento, coloração, descoloração, alongamento e nutrição de cabelos, barba, e também do embelezamento de pés e mãos, depilações, embelezamento dos olhos, maquiagem, estética corporal, capilar e facial, venda de artigos e acessórios, cosméticos e outros produtos que visam à boa imagem e bem-estar dos seus clientes.

O salão de beleza é um empreendimento que embora muito comum, tem um modelo de empreendedorismo diferenciado dos outros negócios, uma vez que um dos seus principais pilares é a parceria profissional. Nos últimos anos estes negócios de beleza evoluíram estruturalmente seu modelo de negócios quando foi reconhecida e regulamentada a primazia da realidade da parceria profissional com a vigência da “Lei salão-Parceiro que trouxe maior segurança, jurídica e trabalhista, aos donos e profissionais que trabalham no regime de parceria. Também houve alterações nas leis e regulamentações relativas à tributação nestes estabelecimentos.

O segmento de salões de beleza tem papel relevante e consolidado sendo um dos segmentos da economia com maior número de microempreendedores e autônomos do Brasil. Atualmente, existe aproximadamente quase um milhão de microempreendedores formalizados como profissionais de beleza, sendo que estes estabelecimentos também geram muitos de postos de trabalho e renda para uma parcela significativa e relevante da população brasileira.

O setor da beleza ainda enfrenta dificuldades estruturais como a falta de mão de obra qualificada, e algumas necessidades e desafios como: a mudança de postura e cultura do profissional da beleza, alta rotatividade da mão de obra, modernização e inovação, gaps tecnológicos, melhoria de gestão e acesso ao crédito.

A despeito de todas estas questões, os estabelecimentos de beleza têm se estabelecido de forma crescente no país. Além de se um setor na qual a barreira de entrada é relativamente baixa, existe realmente uma alta procura por serviços e procedimentos especializados, por produtos de qualidade, uma vez que os serviços de um estabelecimento de beleza refletem diretamente no bem-estar e na elevação da autoestima do seu público-alvo.

O objetivo deste documento é proporcionar aos potenciais empreendedores uma abordagem singular e bastante clara acerca das variáveis que influenciam diretamente os negócios e o mercado de beleza, assim como prover informações sobre a estruturação e modelagem para a implementação desta ideia de negócio. São trazidas informações sobre o posicionamento e comportamento deste segmento, suas principais áreas de atuação, trazendo assim, de uma forma ampla, as informações básicas para os interessados em empreender na beleza, através de um salão de beleza.

É notório que o crescente aumento da demanda em busca de serviços especializados no segmento de estética e beleza tem gerado por parte dos prestadores de serviços uma busca constante por melhorias no atendimento, aplicação de práticas sanitárias adequadas, uso racional de matérias primas e insumos, incluindo conhecimento técnico dos processos executados e melhoria constante na gestão de negócios, tornando-se assim ferramenta de competitividade e diferenciação em busca da excelência na prestação dos serviços. A inovação, a sustentabilidade e as tecnologias digitais também se tornam cada vez mais importantes acelerando as transformações deste segmento

Para o brasileiro, beleza não é apenas estar bonito por fora. Manter a aparência saudável reflete bem-estar interior. Para o brasileiro beleza não é custo é investimento, autoestima e imagem pessoal são valores que impulsionam estes negócios. Para os negócios do setor, atender as demandas de um público cada vez mais exigente é necessário inovação, personalização e atualização constante. Isto exige criatividade na hora de pensar alternativas que vão potencializar as experiências e sensações buscadas pelo consumidor da beleza. O resultado de tudo isso tem sido o contínuo crescimento do setor de higiene pessoal e cosmético, e do posicionamento do Brasil como o quarto maior mercado mundial da indústria de HPPC – Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e dos serviços de embelezamento.

A definição do público-alvo deve ser bem planejada, a fim de proporcionar serviços mais especializados e um atendimento personalizado, além de orientar investimento adequado ao perfil da clientela e nos equipamentos e procedimentos necessários. Uma clientela mais selecionada, por exemplo, de alto poder aquisitivo, vai exigir um serviço luxuoso, com menu de serviços mais sofisticado, espaços requintados e uma equipe de funcionários mais preparada para um atendimento perfeito. Um público com tempo escasso exige um conceito mais simples, rápido e conveniente, com profissionais ágeis. Qualquer que seja o perfil do seu cliente, sempre vai haver a necessidade de bom atendimento e qualidade dos serviços. No mercado existem até serviços na modalidade Home Care, ou delivery, onde os serviços de embelezamento são realizados na casa ou local do cliente, mas, entretanto, todos sabem que os serviços acabam sendo melhores quando são realizados por um estabelecimento de beleza que possui toda a infraestrutura própria para estes procedimentos e que podem dar ao cliente mais conforto, qualidade e segurança.

Para investir em um salão de beleza, é preciso definir qual é o propósito e valores, que definem a identidade do negócio e qual é o público-alvo ou comunidade a ser atendido, pois estamos falando de um negócio que deve ter uma identidade. Sua estrutura deve contemplar um espaço agradável, organizado, limpo, e funcional, que proporcione conforto aos funcionários e clientes. Um salão de beleza é um negócio que exige desempenho profissional de alto nível, deve estar sempre sintonizado com as tendências e padrões atuais (em termos de resultado esperado, equipamentos, procedimentos, produtos, instalações, forma de funcionamento), além de atender as normas leis, regulamentações e exigências locais. Os profissionais que ali atuam devem ser capacitados, regulamentados e se atualizar continuamente. O mercado da beleza oferece cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, além de cursos livres que são oferecidos para dar a estes profissionais da beleza uma alta performance e especialização dos serviços. Os donos destes estabelecimentos devem inovar, estar bem-informados e manter sua equipe treinada e antenada com as novidades e tendências do mercado, inovando sempre para manter os clientes.

Passo 1
Modelagem de negócios
Saber quais serão os produtos, serviços e como divulgá-los.

A modelagem do negócio deve ser pensada de forma a contemplar seu espaço físico e o digital.

Passo 2
Plano de negócio e ferramentas de planejamento estratégico
Realizar análise e cálculo da viabilidade do negócio: quanto investir para alcançar a lucratividade. Isto vai nortear o planejamento e auxiliar na prevenção de riscos.

Passo 3

Criação da marca
Definir a cara da empresa, o nome, a cor, o posicionamento, layout e logotipo devem ser pensados nesse passo

Passo 4
Abertura da empresa
Procurar por um especialista para auxiliar na parte legal, trabalhista e tributária.

Passo 5
Escolha do ponto comercial
Informar-se sobre o público da região, fluxo, potencial, imóvel, aluguel, acesso, mercado local e concorrência.

Passo 6
Adequação do espaço
Elaborar projetos, orçar a obra, contratar um gerenciamento de obra, comprar móveis, comprar insumos e equipamentos.

Passo 7
Contratação de profissionais
Contratar barbeiros, atendentes, auxiliares, recepcionista, colaboradores e equipe de apoio.

Passo 8
Treinamento
Treinar a equipe de profissionais e ensinar todas as técnicas e processos.

Passo 9
Definição do cardápio de produtos e serviços
Definir os serviços e produtos que serão oferecidos aos clientes do estabelecimento de beleza.

Passo 10
Precificação
Estabelecer os preços a serem praticados, tendo como base o plano de negócios, o planejamento estratégico e os custos e despesas fixas e variáveis.

Passo 11
Marketing
Definir o público-alvo a ser atendido. A estratégia de comunicação com o público, as formas de divulgação e promoção, investimento em redes sociais, construção de uma marca forte, bom atendimento, plano de marketing.

Passo 12

Gestão do dia a dia
Administração do negócio, com foco nos indicadores e na rentabilidade. Boas práticas de gestão, foco na experiência e satisfação do cliente. É importante atingir o breakeven ou ponto de equilíbrio do negócio, para que a receita seja maior que a soma de todos os custos e gastos além disso obter uma receita que torne o negócio rentável e competitivo.
Fonte: SEBRAE