Beautyverse: o Metaverso chega ao segmento de beleza

Metaverso, universo paralelo virtual, chega ao segmento da beleza e pode impulsionar negócios de todos os portes.

beleza tem, há anos, uma sólida relação com a tecnologia, notadamente no desenvolvimento de novas fórmulas cosméticas para atingir resultados cada vez mais eficazes. Para além da indústria, o setor há anos já lança mão da tecnologia para simular novas cores e cortes de cabelo ou testar estilos de maquiagem e, por isso, o Metaverso tem tudo a ver com a beleza.

Mais do que testar, o Metaverso propõe, por meio da realidade virtual, a criação de um ambiente em que as pessoas, com seus avatares, interagem, estabelecem relações, compram, vendem e vivenciam experiências em uma espécie de vida paralela. E, com isso, as possibilidades são infinitas. 

Como fazer negócios?
Metaverso 
Se você acha que fazer negócios no Metaverso é algo restrito às grandes empresas de base tecnológica, está muito enganado. Plataformas específicas para essa tecnologia estão disponíveis e permitem que você crie seu avatar e o use para interagir com outras pessoas nesse universo. Você pode até mesmo criar seu próprio ambiente.

No segmento de beleza, por exemplo, o Metaverso pode permitir ao usuário experimentar cosméticos, tratamentos, cortes de cabelo ou barba. E tudo isso acontece no meio digital. Ou seja, embora a experiência seja bastante realista, o usuário não é literalmente prejudicado caso não goste do efeito de determinado tratamento de pele, por exemplo. Basta fazer com que o avatar encare outra experiência.

Todo pequeno negócio pode, portanto, propor aos seus clientes experiências em tratamentos ou produtos com investimentos relativamente baixos. Poupa-se, assim, muito tempo e dinheiro, além de ser possível evitar aborrecimentos com experiências frustradas.

Sem esquecer que apresentar ao cliente a possibilidade de viver experiências de beleza sem compromisso no Metaverso é uma excelente ferramenta de marketing para fidelizá-lo. Esse pode ser o grande diferencial de mercado que você buscava.

E se você acha que seu cliente está muito distante do Metaverso, é bom saber que, de acordo com a pesquisa GlobalData Consumer Survey 2020, realizada pela consultoria global Pricewaterhouse Coopers (PwC), quase 60% dos consumidores dizem levar em conta o avanço tecnológico de um produto ou tratamento de beleza antes de adquiri-lo.

Quer dizer, seus clientes já estão de olho (ou de avatar) no Metaverso. Bora lá acompanhá-los nessa viagem virtual?

Fonte: G1