Como recuperar cabelo quebrado na frente? Saiba o que fazer para cuidar e disfarçar os fios mais curtos e arrepiados
Sabe aqueles fios de cabelo quebrados na frente, que ficam soltos bem próximo à testa e que dão a impressão de que nunca vão crescer? Para quem sofre com o problema, há solução: com alguns tratamentos e hábitos certos dá, sim, para recuperar esses cabelos. Existem diversos motivos para os fios quebrarem nesse local, e os mais comuns são alisamentos e colorações, além dos penteados apertados que podem puxar demais a raiz. Veja como recuperar!
O que pode estar causando a quebra dos seus cabelos?
O ressecamento é o principal motivo pelo qual os cabelos quebram na região da frente, o que não acontece com os “baby hairs”, que são aqueles fios que acabaram de nascer e são mais finos do que a textura normal do seu cabelo e, por isso, não têm força suficiente para crescer. No caso dos fios quebrados, os motivos do ressecamento podem ser vários. Confira o que você pode estar fazendo de errado para adotar o melhor hábito e tratamento:
Química sem hidratação: A falta de hidratação em cabelos normais já faz com que os fios fiquem secos, e para quem faz coloração ou alisamento, o resultado é bem pior. A química deixa os fios fracos e desnutridos, fazendo com que quebrem com muito mais facilidade, principalmente na frente, onde costumam ser mais frágeis e sensíveis.
Chapinha e secador sem proteção térmica: O uso frequente da chapinha e do secador também faz com que os fios fiquem muito expostos ao calor e, consequentemente, quebrem. Se não houver como manter distância da ferramenta, a dica é aplicar um óleo ou creme termoprotetor antes de começar a alisar, para que eles fiquem protegidos. Tentar arrumar esses fiozinhos com a chapinha também só vai piorar a situação: a dica é usar um óleo capilar ou mesmo um spray fixador para “abaixar” e esconder o efeito frisado.
Penteados: Rabos de cavalo e coques feitos com os cabelos puxados para trás também podem contribuir para a quebra dos fios próximos à testa, porque quanto mais esticado o cabelo estiver, mais quebrado ele pode ficar. Nesse caso, o ideal é finalizar com um leave-in para disfarçar, ou optar por outro tipo de penteados para evitar a quebra.
Hidratações semanais com queratina podem ajudar a fortalecer cabelos quebrados
Para os cuidados em casa, os cremes e as máscaras de tratamento à base queratina são uma boa opção porque ajudam a restaurar a camada externa dos fios, e podem ser aplicadas em todos os tipos de cabelo. De imediato, a hidratação devolve a maciez e o brilho que estão faltando aos cabelos da frente, e assim, eles já vão ficar mais alinhados e em concordância com o resto do cabelo, ao invés de ficarem arrepiados. No entanto, é recomendado hidratar os fios toda semana para que os fios quebrados possam se fortalecer e crescer aos poucos.
Cauterização é opção para cabelos quebrados de forma extrema
Se a situação for extrema e os fios quebrados estiverem totalmente arrepiados e quebrando cada vez mais, vale apostar na cauterização capilar, também chamada de plástica dos fios. Ela também repõe a queratina, vitaminas e proteínas perdidas, mas age de forma mais intensa do que a hidratação. É como se fosse um cimento que tapa os buracos do fio, para que eles fiquem protegidos contra as agressões externas que estão impedindo que eles cresçam.
O Combo Cabelos Nutridos é o kit de cuidados essenciais para o seu dia a dia. Além da eficiência de um poderoso Cronograma Capilar com três máscaras, ele contém 2 protetores térmicos e finalizadores multifunções incríveis. Tratando os fios com profundidade, o Combo Cabelos Nutridos proporciona reparação e nutrição completas e de impacto durante a rotina de cuidados.
Benefícios:
Para todo tipo de cabelo
Fios mais saudáveis e fortes
Cabelos protegidos e com aspecto brilhoso
Auxilia no crescimento e fortalecimento do fio