A pessoa está se penteando e percebe que o cabelo está se quebrando, os fios se dividindo em dois, formando a famosa “ponta dupla”. Isso é algo extremamente desagradável, não é mesmo?
São muitas as razões para o cabelo ficar assim quebradiço: falta de hidratação, pouca nutrição e o uso de produtos e/ou ferramentas inadequadas ao tipo de cabelo. Adeptos da chapinha e do babyliss também são os grandes afetados por esse problema, já que a alta temperatura torna os fios de cabelo bem mais frágeis
O uso de produtos químicos muito agressivos, sem a recuperação dos fios dos cabelos, é outro fator que ajuda a torná-los quebradiços. Não que esses produtos não devam ser usados, mas a pessoa deve saber que precisa hidratar sempre os cabelos para evitar a sua queda.
A lista dos fatores que tornam o cabelo quebradiço e o levam à queda não termina aí. Exposições à água de piscina, ao sol forte e à poluição também colaboram para deixá-lo com mau aspecto. Além disso, juntos, esses fatores prejudicam a saúde do couro cabeludo, já que os fios se quebram devido à falta de força, tornando-se frágeis e suscetíveis à queda.
O que é o cronograma capilar?
O cronograma capilar é um protocolo de cuidados com os fios de cabelo em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A técnica tem origem na ideia de tratar os cabelos periodicamente, alternando os cosméticos a cada período, de forma a atender a todas as necessidades da fibra capilar. O objetivo dessas etapas do cronograma capilar é deixar os fios brilhantes, macios, livres de frizz, menos quebradiços, entre outros benefícios.
A boa notícia é que todos os tipos de cabelos, desde os mais saudáveis até os mais danificados, podem recorrer ao cronograma capilar. Cabelos cacheados também podem entrar na roda, já que todos sofrem danos no dia a dia, especialmente aqueles que passaram por procedimentos químicos, tais como coloração, descoloração, alisamento, entre outros.
A primeira etapa do cronograma capilar é a hidratação, seguida pela nutrição, que auxilia o seu cabelo a crescer forte novamente, e por último a reconstrução, que repõe as proteínas, especialmente queratina e aminoácidos, devolvendo a força dos fios e aumentando a massa capilar.
Sem pressa
Você deve deixar claro ao cliente que o segredo do cronograma capilar é não ter pressa, pois cada etapa é importante para deixar os cabelos saudáveis, tanto nos tratamentos feitos no salão por você quanto nos cuidados que ele vai ter em casa. Assim, crie um cronograma capilar com duração de 4 a 6 semanas ou mais, em que o intervalo entre as aplicações de produtos seja de 48 horas.
O cronograma capilar deve ser adaptado às necessidades da clientela. Por exemplo, cabelos mais oleosos precisam de mais hidratação, enquanto cabelos mais danificados devem ter uma injeção de queratina maior para se obter um fortalecimento mais duradouro.
Além disso, aconselhe os clientes a cuidar da alimentação e a beber muita água, além de investir em produtos específicos, como a vitamina E, que tem um grande componente de regeneração. Produtos que contenham óleos também são indicados, pois fornecem lipídeos que auxiliam no brilho.
Como vender e aplicar o cronograma
Para aumentar sua renda, fidelizar suas clientes e ajudar a construir sua carreira como um expert de beleza, você deverá ficar atento às especificidades da sua clientela.
Avalie e crie uma agenda de tratamento personalizada. Inicialmente, faça uma análise elaborada dos fios de seus clientes para identificar qual tipo de tratamento é o mais indicado e em qual etapa (hidratação, nutrição ou reconstrução) ele deverá ser intensificado.
A partir da análise individual, você deve apresentar os benefícios que o cliente terá seguindo o cronograma capilar que recomendar. É importante que ele faça uma série de serviços no seu salão e continue tratando os cabelos em casa, ainda mais se tiver outros procedimentos como descoloração, mechas, botox ou progressiva.
Deixe claro que, com o seu amplo conhecimento e experiência em tricologia, você poderá criar um cronograma que irá melhorar a saúde dos fios e dar brilho e leveza aos cabelos. E isso facilitará o trabalho no seu próximo atendimento a esse cliente, ajudando a fidelizá-lo.
Fonte: sebrae